ICMBio embarga pavimentação de acesso à Praia do Meio, em Fernando de Noronha
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Pavimentação de acesso à Praia do Meio, em Fernando de Noronha, é embargada
O acesso à Praia do Meio, em Fernando de Noronha, começou a ser pavimentado por iniciativa privada nesta semana (veja vídeo acima), mas a obra, em fase final, foi embargada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na tarde desta sexta-feira (30). A intervenção gerou críticas de moradores e preocupações sobre impactos ambientais.
O presidente da Assembleia Popular Noronhense (APN), Nino Lehnemann, alertou que o tipo de calçamento usado, chamado asfalto quente, pode causar problemas ao meio ambiente.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“Nós sabemos que a impermeabilização do solo pode provocar enxurradas durante o período chuvoso. Também nos preocupa o impacto visual, enquanto os moradores enfrentam dificuldades para autorizar pequenas obras”, disse Lehnemann.
Obra estava em fase final em Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
Nino Lehnemann também criticou a falta de ação do governo em outras áreas da ilha. “É incrível que um empresário consiga fazer uma obra desse tipo rapidamente, enquanto os governos estadual e federal não conseguem calçar as vias de acesso às comunidades”, completou.
Taxistas
O taxista Antônio Morais afirmou que a pavimentação facilitou o tráfego de veículos, mas questionou o material usado.
“Melhorou o acesso, mas não foi feito da forma inadequada. A área deveria receber blocos de concreto intertravados, que seriam mais corretos ambientalmente e esteticamente”, disse.
O presidente da Associação de Taxistas da ilha, Weslley Elímerson, concordou que a obra melhorou o trabalho da categoria, mas cobrou melhorias em outras ruas.
“Cobramos que a Administração da Ilha cuide das estradas. Esperamos que essa obra sirva de exemplo para outras vicinais”, afirmou.
Iniciativa privada
O empresário Paulo Fatuch, dono de um bar na região, é o responsável pela obra. Ele disse que decidiu fazer a pavimentação por causa das condições ruins da rua, que geravam poeira no verão e lama no inverno, chegando a provocar acidentes com clientes.
Fatuch não revelou o valor investido, mas afirmou que a obra teve autorização da Administração da Ilha, do ICMBio e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Sobre a escolha do material, o empresário explicou: “Essa solução foi a que o ICMBio recomendou devido à declividade. Realmente foi a melhor opção para a área”. O empresário não avaliou o embarco determinado pelo ICMBio no final da tarde.
Embargo
O Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Fernando de Noronha informou que a obra na estrada de acesso à Praia do Meio foi embargada nesta sexta (30).
O embargo ocorreu depois que a Autarquia Territorial do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ATDEFN) comunicou que a obra começou sem a aprovação do projeto, exigida como condição da autorização ambiental do ICMBio.
O instituto explicou que sua análise se limita aos impactos ambientais da obra. A avaliação de engenharia ou de questões histórico-culturais não é responsabilidade do ICMBio.
O órgão reforçou que a autorização ambiental não substitui outras permissões necessárias para a execução da obra.
O g1 entrou em contato com a Administração de Fernando de Noronha e o Iphan para avaliação da obra, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias